HOME ► Educação Infantil

Educação Infantil

Curso de Educação Infantil da FAATESP

Sobre o Curso

O curso oferece o que há de mais recente no que diz respeito a estudos e pesquisas na área da infância e das instituições de Educação Infantil no mundo. A partir de uma organização modular, com temas que possibilitam refletir acerca das práticas pedagógicas com as diferentes faixas etárias, oferece ainda temas específicos para o trabalho pedagógico com bebês em creches.
Outra característica importante é que todo o seu corpo docente atua ou atuou em escolas de Educação Básica em redes públicas e privadas

Objetivo do curso

  • Contribuir com professores e gestores da Educação Infantil acerca das teorias e práticas educacionais.
  • Discutir com as educadoras e educadores subsídios teórico-metodológicos que permitam aprofundar a reflexão sobre as propostas pedagógicas para a Educação Infantil, no intuito de construir um projeto educativo que respeite e considere as necessidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos.

Público Alvo:

Profissionais da área de educação, principalmente aqueles diretamente atuantes em cargos de direção, de planejamento ou de projetos, ou em orientação de alunos.

Professores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e graduados em cursos superiores que tenham preocupações ou funções relacionadas com a Educação Infantil.

Metodologia:

Os módulos serão desenvolvidos, em grande parte, com ênfase na participação do professor e do aluno, com aulas participativas e oficinas dinâmicas entre professor e aluno, enfocando a união da teoria com a prática, procurando utilizar técnicas atualizadas no ensino superior.

Nossa abordagem dos processos de ensino e aprendizagem é dialógica e colaborativa, pautando-se em discussões e reflexões a partir da aplicação imediata dos referenciais teóricos estudados no curso, e com o máximo aproveitamento do aluno em sala de aula.

A avaliação constará de:
Orientação de Artigo de Conclusão do Curso
Apresentação do Portfólio de Formação

Conteúdo do Curso:

Concepções de Infância e Educação Infantil: Análise de Contextos Históricos e Sociais
  • Desenvolvimento infantil: teorias e evidências científicas que orientam a educação cuidadosa da primeira e da segunda infância
  • A contribuição da neurociência
  • Concepção de criança, currículo e espaços educacionais
  • Conhecendo os bebês: autonomia, iniciativa e comunicação à luz da abordagem Pikler
  • A organização do trabalho pedagógico: rituais, rotinas e ritmos
Infâncias e Culturas: A Ciência das Linguagens
  • A presença das linguagens no tempo da infância nas abordagens Toscana e Reggiana
  • A literatura infantil: histórias, escolhas e projetos
  • A natureza e a aprendizagem
  • Movimento, jogos e recreação
  • Leitura e escrita na educação infantil
  • O brincar, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Pesquisa e Conhecimento na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades à Prática Pedagógica
  • Metodologia de pesquisa na Educação Infantil: fundamentos e práticas em busca da qualidade
  • Legislação: a prática construída à luz da política nacional
  • Gestão da Educação Infantil e o protagonismo do professor
  • Avaliação: Memória, registro e documentação pedagógica
  • Projetos interdisciplinares e experiências na Educação Infantil

Basta preencher o formulário abaixo e logo entraremos em contato