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Formação de Educadores Ambientais

Curso Formação de Educadores Ambientais da FAATESP

Sobre o curso

O curso visa formar o Professor Educador Ambiental sob o enfoque da “Educação para Sociedades Sustentáveis”.
O curso se propõe a refletir e partilhar conhecimentos sobre a problemática socioambiental contemporânea, possibilitando aos participantes a compreensão crítica da Educação Ambiental, bem como vincular teoria e prática, por meio de estratégias didáticas dinâmicas e contextualizadora.
Numa abordagem ecossistêmica da educação, propiciar aos educadores a compreensão da Educação Ambiental como possibilidade de ressignificação de sentidos e significados individuais e coletivos na construção de valores e práticas educativas transformadoras.

Público Alvo:

Educadores da rede formal de ensino, todos os níveis; e educadores e/ou gestores das organizações:
setor público e privado e terceiro setor.

Metodologia

Em seis encontros, os módulos serão desenvolvidos por meio de aulas participativas e oficinas dinâmicas, com vivências extra-classe para realizar pesquisas de campo e elaboração de materiais (fotos, diagnóstico socioambiental, oficinas do Modelo Colaborativo, mapas socioambientais participativos ou biomapas,) vídeos, seminários e elaboração de materiais coletivos. Essa metodologia de trabalho pedagógico tem como objetivo proporcionar aos alunos as experiências teórico-práticas que possibilitem a aplicação imediata em seus campos profissionais. Ao mesmo tempo, ao aplicarem as estratégias pedagógicas do curso, avaliam coletivamente os limites e possibilidades desse material, enriquecendo o seu trabalho com a troca de experiências concretas, vividas em contextos reais.

Nossa abordagem dos processos de ensino e aprendizagem é dialógica e colaborativa, pautando-se nas discussões e reflexões a partir da aplicação imediata dos referenciais teóricos estudados no curso, e com o máximo aproveitamento do aluno em sala de aula.

A avaliação constará da elaboração de Agenda Socioambiental pelos coletivos, avaliação do curso e autoavaliação.

Direção e Coordenação pedagógica do ISIE:

  • Direção e Coordenação: Profª. Beatriz T. de Vargas
  • Local do Curso: Campinas – Rua Lions Club, 44 – Guanabara
  • Dias e horários: sábado das 8h às 17h
  • Conteúdo do Curso:

    As múltiplas dimensões da educação na abordagem ambiental

    Educação Ambiental e Educação Ambiental Crítica – de que Educação falamos?

    As diversas correntes da EA – representações e percepções que subjazem às práticas pedagógicas

    Os múltiplos sentidos da Educação Ambiental – uma construção histórica e cultural:

    • Natureza, cultura e sujeito
    • Natureza, ecologia e ambientalismo
    • Educação ambiental e conhecimento: desafios da era da informação e dos processos de construção política na percepção socioambiental
    Sociedade, Cultura e Meio Ambiente
    • Ciência e Meio Ambiente – a complexidade dos temas do conhecimento: Biodiversidade, Água, Resíduos Sólidos, Mudanças Climáticas
    • A Dimensão Política da EA
    • Complexidade ambiental, complexidade cultural
    • Desafios da Educação Ambiental Crítica frente às novas condições impostas pela sociedade contemporânea (globalização, desterritorialização, exclusão social, injustiça ambiental)
    Meio Ambiente e Sociedade: Crise Civilizatória?
    • Ética e Meio Ambiente: a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
    • O Público e o Privado – relações de produção e relações de poder
    • Interesse Público e Interesse Coletivo
    • Direitos Fundamentais, Cidadania e Meio Ambiente
    • Aprender a aprender para enfrentar os novos desafios da sociedade contemporânea – uma “Ciência para a Sustentabilidade”
    • Oficina: O Jogo da Carta da Terra
    Educação, Meio Ambiente e a Construção da Cidadania

    Do Paradigma da Disjunção ao Paradigma Ecossistêmico – implicações para a Educação Ambiental:

    • Ecopedagogia e “Pedagogia Ambiental” como práxis transformadoras: implicações para o currículo, planejamentos e conteúdos da educação formal e não-formal
    • A construção da Cidadania Ambiental como Cidadania Planetária: Metodologias Participativas
    • Mídias e Comunicação na Sociedade de Consumo
    • Escola e Espaços Educativos Ambientais: da “Sociedade dos Indivíduos” à Sociedade de Sujeitos Coletivos Engajados
    Educação Ambiental – das intenções às ações: didática e práticas pedagógicas

    Do Paradigma da Disjunção ao Paradigma Ecossistêmico – implicações para a Educação Ambiental:

    • Territorialidades – o lugar como espaço do “habitar” – implicações para a prática pedagógica
    • Metodologias participativas
    • A construção de projetos em Educação Ambiental – interdisciplinaridade e transversalidade
    • A construção de agendas socioambientais como prática educativa e formativa

    Seminário Final de Apresentação dos projetos e Avaliação Coletiva

    Leitura, pesquisa e aplicação das dinâmicas e materiais desenvolvidos em aula

    4 horas/mês, durante o desenvolvimento de cada módulo

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