Projeto Acadêmico: Alfabetização e Letramento
Sobre o curso
Nesta especialização, busca-se o aprofundamento nos aspectos conceituais, políticos, sociais e educacionais da alfabetização e do letramento. Construção social das linguagens oral e escrita. Psicogênese da língua escrita. Concepções teórico-metodológicas do ensino da leitura e da escrita. Função social da alfabetização e do letramento. Competências docentes para alfabetizar letrando.
Público Alvo
Egressos dos cursos de Licenciatura e para profissionais na àrea da educação e saúde que tenham em sua prática a necessidade de aprimoramento e capacitação na intervenção com crianças, adolescentes e adultos no processo de alfabetização e letramento.
Critérios de Seleção
A seleção é feita aceitando-se apenas alunos graduados em curso superior devidamente reconhecido pelo MEC. Documentos necessários (2 vias de cada): OBS: Documentos originais acompanhados das cópias legíveis são dispensados de autenticação em cartório:
- Cópia autenticada do RG;
- Cópia autenticada do CPF;
- Cópia autenticada do Comprovante de Endereço;
- Cópia autenticada do Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cópia autenticada do diploma ou certificado de curso de graduação;
- Cópia autenticada do histórico escolar da Graduação;
- Curriculum Vitae;;
- Foto 3x4
Estrutura do Curso
MÓDULO |
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Núcleo Comum |
Didática do Ensino Superior |
Novas Tecnologias da Educação |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Núcleo Específico |
Psicologia da Educação |
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil: Princípios e Fundamentos |
Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e Escrita |
Alfabetização e Letramento: Processo de Escrita, Autoria e Diversidade Textual |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
Avaliação do Processo de Alfabetização |
Neurolinguística e Alfabetização e Letramento |
Oficina de Produção de Material para Alfabetização |
Artigo Científico |
Dinâmicas do Curso
- Aulas expositivas;
- Trabalhos em grupo;
- Seminários;
- Estudos de Casos;
- Outras atividades: vídeo, projeções;
- Palestras.
Controle de Frequência
A freqüência é obrigatória, com exigência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença para ter direito ao certificado de especialização. O controle de presença é feito por meio de lista de presença fornecida ao professor que, após fazer a chamada, devolve-a a secretaria que a mantém em seus controles. O aluno reprovado por faltas deverá cursar o módulo novamente, quando oferecido para as turmas seguintes.
Sistemas de Avaliação
Em todos os módulos os alunos submetem-se a uma avaliação à critério do docente responsável. Os professores, após o término do módulo, atribuem uma nota geral ao aluno. Se ela for inferior a 7,0 (sete) o aluno será reprovado nas respectiva disciplina.
Processo de avaliação da aprendizagem
- Provas;
- Trabalhos finais de disciplinas;
- Seminários;
- Outros: trabalhos individuais, trabalhos de grupo, pesquisas, etc;
- Outros: participação e interação nas aulas.
Metodologia do curso
- Exposições teóricas dialogadas, orientadas por projeções em data show;
- Discussões em salas orientadas;
- Discussões em grupo;
- Exercícios individuais;
- Estudos de casos;
Tecnologia
A tecnologia empregada para o alcance dos objetivos é o uso de: computadores com acesso á internet, aparelhos multimídia, aparelhos retro-projetores, microfone e fornecimento de material de apoio (powerpoint e pdf).
Trabalho de conclusão
Para a aprovação, os alunos devem elaborar, de forma individual, uma monografia sobre um tema referente a um dos módulos, devidamente orientado por um docente. Não haverá formação de banca. O trabalho será avaliado pelo orientador. Serão aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete).