Egressos dos cursos de Licenciatura e para profissionais na àrea da educação e saúde que tenham em sua prática a necessidade de aprimoramento e capacitação na intervenção com crianças, adolescentes e adultos no processo de alfabetização e letramento.
Nesta especialização, busca-se o aprofundamento nos aspectos conceituais, políticos, sociais e educacionais da alfabetização e do letramento. Construção social das linguagens oral e escrita. Psicogênese da língua escrita. Concepções teórico-metodológicas do ensino da leitura e da escrita. Função social da alfabetização e do letramento. Competências docentes para alfabetizar letrando
A seleção é feita aceitando-se apenas alunos graduados em curso superior devidamente reconhecido pelo MEC. Documentos necessários (2 vias de cada): OBS: Documentos originais acompanhados das cópias legíveis são dispensados de autenticação em cartório:
MÓDULO |
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Núcleo Comum |
Didática do Ensino Superior |
Novas Tecnologias na Educação |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Núcleo Específico |
Psicologia da Educação |
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil: Princípios e Fundamentos |
Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e Escrita |
Alfabetização e Letramento: Processo de Escrita, Autoria e Diversidade Textual |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
Avaliação do Processo de Alfabetização |
Neurolinguística e Alfabetização e Letramento |
Oficina de Produção de Material para Alfabetização |
Artigo Científico |
A freqüência é obrigatória, com exigência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença para ter direito ao certificado de especialização. O controle de presença é feito por meio de lista de presença fornecida ao professor que, após fazer a chamada, devolve-a a secretaria que a mantém em seus controles. O aluno reprovado por faltas deverá cursar o módulo novamente, quando oferecido para as turmas seguintes.
Em todos os módulos os alunos submetem-se a uma avaliação à critério do docente responsável. Os professores, após o término do módulo, atribuem uma nota geral ao aluno. Se ela for inferior a 7,0 (sete) o aluno será reprovado nas respectiva disciplina.
A tecnologia empregada para o alcance dos objetivos é o uso de: computadores com acesso á internet, aparelhos multimídia, aparelhos retro-projetores, microfone e fornecimento de material de apoio (powerpoint e pdf).
Para a aprovação, os alunos devem elaborar, de forma individual, uma monografia sobre um tema referente a um dos módulos, devidamente orientado por um docente. Não haverá formação de banca. O trabalho será avaliado pelo orientador. Serão aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete).