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Projeto Acadêmico: Alfabetização e Letramento

Pós-Graduação em Educação Ambiental da FAATESP

Sobre o curso

Nesta especialização, busca-se o aprofundamento nos aspectos conceituais, políticos, sociais e educacionais da alfabetização e do letramento. Construção social das linguagens oral e escrita. Psicogênese da língua escrita. Concepções teórico-metodológicas do ensino da leitura e da escrita. Função social da alfabetização e do letramento. Competências docentes para alfabetizar letrando.

Público Alvo

Egressos dos cursos de Licenciatura e para profissionais na àrea da educação e saúde que tenham em sua prática a necessidade de aprimoramento e capacitação na intervenção com crianças, adolescentes e adultos no processo de alfabetização e letramento.

Critérios de Seleção

A seleção é feita aceitando-se apenas alunos graduados em curso superior devidamente reconhecido pelo MEC. Documentos necessários (2 vias de cada): OBS: Documentos originais acompanhados das cópias legíveis são dispensados de autenticação em cartório:

  • Cópia autenticada do RG;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia autenticada do Comprovante de Endereço;
  • Cópia autenticada do Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia autenticada do diploma ou certificado de curso de graduação;
  • Cópia autenticada do histórico escolar da Graduação;
  • Curriculum Vitae;;
  • Foto 3x4

Estrutura do Curso

MÓDULO
Núcleo Comum
Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias da Educação
Metodologia da Pesquisa Científica
Núcleo Específico
Psicologia da Educação
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil: Princípios e Fundamentos
Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e Escrita
Alfabetização e Letramento: Processo de Escrita, Autoria e Diversidade Textual
Alfabetização de Jovens e Adultos
Avaliação do Processo de Alfabetização
Neurolinguística e Alfabetização e Letramento
Oficina de Produção de Material para Alfabetização
Artigo Científico

Dinâmicas do Curso

  • Aulas expositivas;
  • Trabalhos em grupo;
  • Seminários;
  • Estudos de Casos;
  • Outras atividades: vídeo, projeções;
  • Palestras.

Controle de Frequência

A freqüência é obrigatória, com exigência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença para ter direito ao certificado de especialização. O controle de presença é feito por meio de lista de presença fornecida ao professor que, após fazer a chamada, devolve-a a secretaria que a mantém em seus controles. O aluno reprovado por faltas deverá cursar o módulo novamente, quando oferecido para as turmas seguintes.

Sistemas de Avaliação

Em todos os módulos os alunos submetem-se a uma avaliação à critério do docente responsável. Os professores, após o término do módulo, atribuem uma nota geral ao aluno. Se ela for inferior a 7,0 (sete) o aluno será reprovado nas respectiva disciplina.

Processo de avaliação da aprendizagem

  • Provas;
  • Trabalhos finais de disciplinas;
  • Seminários;
  • Outros: trabalhos individuais, trabalhos de grupo, pesquisas, etc;
  • Outros: participação e interação nas aulas.

Metodologia do curso

  • Exposições teóricas dialogadas, orientadas por projeções em data show;
  • Discussões em salas orientadas;
  • Discussões em grupo;
  • Exercícios individuais;
  • Estudos de casos;

Tecnologia

A tecnologia empregada para o alcance dos objetivos é o uso de: computadores com acesso á internet, aparelhos multimídia, aparelhos retro-projetores, microfone e fornecimento de material de apoio (powerpoint e pdf).

Trabalho de conclusão

Para a aprovação, os alunos devem elaborar, de forma individual, uma monografia sobre um tema referente a um dos módulos, devidamente orientado por um docente. Não haverá formação de banca. O trabalho será avaliado pelo orientador. Serão aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete).

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