PROJETO ACADÊMICO

Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento


PÚBLICO-ALVO

Egressos dos cursos de Licenciatura e para profissionais na àrea da educação e saúde que tenham em sua prática a necessidade de aprimoramento e capacitação na intervenção com crianças, adolescentes e adultos no processo de alfabetização e letramento.


OBJETIVO

Nesta especialização, busca-se o aprofundamento nos aspectos conceituais, políticos, sociais e educacionais da alfabetização e do letramento. Construção social das linguagens oral e escrita. Psicogênese da língua escrita. Concepções teórico-metodológicas do ensino da leitura e da escrita. Função social da alfabetização e do letramento. Competências docentes para alfabetizar letrando


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção é feita aceitando-se apenas alunos graduados em curso superior devidamente reconhecido pelo MEC. Documentos necessários (2 vias de cada): OBS: Documentos originais acompanhados das cópias legíveis são dispensados de autenticação em cartório:


ESTRUTURA DO CURSO: Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento

MÓDULO
Núcleo Comum
Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias na Educação
Metodologia da Pesquisa Científica
Núcleo Específico
Psicologia da Educação
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil: Princípios e Fundamentos
Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e Escrita
Alfabetização e Letramento: Processo de Escrita, Autoria e Diversidade Textual
Alfabetização de Jovens e Adultos
Avaliação do Processo de Alfabetização
Neurolinguística e Alfabetização e Letramento
Oficina de Produção de Material para Alfabetização
Artigo Científico
*Os professores indicados poderão ser substituídos

Dinâmicas do curso

Controle de freqüência

A freqüência é obrigatória, com exigência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença para ter direito ao certificado de especialização. O controle de presença é feito por meio de lista de presença fornecida ao professor que, após fazer a chamada, devolve-a a secretaria que a mantém em seus controles. O aluno reprovado por faltas deverá cursar o módulo novamente, quando oferecido para as turmas seguintes.

Sistemas de avaliação

Em todos os módulos os alunos submetem-se a uma avaliação à critério do docente responsável. Os professores, após o término do módulo, atribuem uma nota geral ao aluno. Se ela for inferior a 7,0 (sete) o aluno será reprovado nas respectiva disciplina.

Processo de avaliação da aprendizagem

Metodologia do curso

A metodologia a ser adotada genericamente no curso inclui:

Tecnologia

A tecnologia empregada para o alcance dos objetivos é o uso de: computadores com acesso á internet, aparelhos multimídia, aparelhos retro-projetores, microfone e fornecimento de material de apoio (powerpoint e pdf).

Trabalho de conclusão

Para a aprovação, os alunos devem elaborar, de forma individual, uma monografia sobre um tema referente a um dos módulos, devidamente orientado por um docente. Não haverá formação de banca. O trabalho será avaliado pelo orientador. Serão aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete).

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