Formação de Educadores Ambientais
Sobre o curso
O curso visa formar o Professor Educador Ambiental sob o enfoque da “Educação para Sociedades Sustentáveis”.
O curso se propõe a refletir e partilhar conhecimentos sobre a problemática socioambiental contemporânea, possibilitando aos participantes a compreensão crítica da Educação Ambiental, bem como vincular teoria e prática, por meio de estratégias didáticas dinâmicas e contextualizadora.
Numa abordagem ecossistêmica da educação, propiciar aos educadores a compreensão da Educação Ambiental como possibilidade de ressignificação de sentidos e significados individuais e coletivos na construção de valores e práticas educativas transformadoras.
Público Alvo:
Educadores da rede formal de ensino, todos os níveis; e educadores e/ou gestores das organizações:
setor público e privado e terceiro setor.
Metodologia
Em seis encontros, os módulos serão desenvolvidos por meio de aulas participativas e oficinas dinâmicas, com vivências extra-classe para realizar pesquisas de campo e elaboração de materiais (fotos, diagnóstico socioambiental, oficinas do Modelo Colaborativo, mapas socioambientais participativos ou biomapas,) vídeos, seminários e elaboração de materiais coletivos. Essa metodologia de trabalho pedagógico tem como objetivo proporcionar aos alunos as experiências teórico-práticas que possibilitem a aplicação imediata em seus campos profissionais. Ao mesmo tempo, ao aplicarem as estratégias pedagógicas do curso, avaliam coletivamente os limites e possibilidades desse material, enriquecendo o seu trabalho com a troca de experiências concretas, vividas em contextos reais.
Nossa abordagem dos processos de ensino e aprendizagem é dialógica e colaborativa, pautando-se nas discussões e reflexões a partir da aplicação imediata dos referenciais teóricos estudados no curso, e com o máximo aproveitamento do aluno em sala de aula.
A avaliação constará da elaboração de Agenda Socioambiental pelos coletivos, avaliação do curso e autoavaliação.
Direção e Coordenação pedagógica do ISIE:
Conteúdo do Curso:
UNID 1 UNID 2 UNID 3 UNID 4 UNID 5 UNID 6
As múltiplas dimensões da educação na abordagem ambiental
Educação Ambiental e Educação Ambiental Crítica – de que Educação falamos?
As diversas correntes da EA – representações e percepções que subjazem às práticas pedagógicas
Os múltiplos sentidos da Educação Ambiental – uma construção histórica e cultural:
- Natureza, cultura e sujeito
- Natureza, ecologia e ambientalismo
- Educação ambiental e conhecimento: desafios da era da informação e dos processos de construção política na percepção socioambiental
Sociedade, Cultura e Meio Ambiente
- Ciência e Meio Ambiente – a complexidade dos temas do conhecimento: Biodiversidade, Água, Resíduos Sólidos, Mudanças Climáticas
- A Dimensão Política da EA
- Complexidade ambiental, complexidade cultural
- Desafios da Educação Ambiental Crítica frente às novas condições impostas pela sociedade contemporânea (globalização, desterritorialização, exclusão social, injustiça ambiental)
Meio Ambiente e Sociedade: Crise Civilizatória?
- Ética e Meio Ambiente: a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
- O Público e o Privado – relações de produção e relações de poder
- Interesse Público e Interesse Coletivo
- Direitos Fundamentais, Cidadania e Meio Ambiente
- Aprender a aprender para enfrentar os novos desafios da sociedade contemporânea – uma “Ciência para a Sustentabilidade”
- Oficina: O Jogo da Carta da Terra
Educação, Meio Ambiente e a Construção da Cidadania
Do Paradigma da Disjunção ao Paradigma Ecossistêmico – implicações para a Educação Ambiental:
- Ecopedagogia e “Pedagogia Ambiental” como práxis transformadoras: implicações para o currículo, planejamentos e conteúdos da educação formal e não-formal
- A construção da Cidadania Ambiental como Cidadania Planetária: Metodologias Participativas
- Mídias e Comunicação na Sociedade de Consumo
- Escola e Espaços Educativos Ambientais: da “Sociedade dos Indivíduos” à Sociedade de Sujeitos Coletivos Engajados
Educação Ambiental – das intenções às ações: didática e práticas pedagógicas
Do Paradigma da Disjunção ao Paradigma Ecossistêmico – implicações para a Educação Ambiental:
- Territorialidades – o lugar como espaço do “habitar” – implicações para a prática pedagógica
- Metodologias participativas
- A construção de projetos em Educação Ambiental – interdisciplinaridade e transversalidade
- A construção de agendas socioambientais como prática educativa e formativa
Seminário Final de Apresentação dos projetos e Avaliação Coletiva
Leitura, pesquisa e aplicação das dinâmicas e materiais desenvolvidos em aula
4 horas/mês, durante o desenvolvimento de cada módulo