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Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas

Curso Recuperação de Áreas de preservação da FAATESP

Sobre o curso

Após a definição do novo Código Florestal, as atenções novamente se voltam para a regularização de propriedades e cumprimento da legislação. Um ponto importante é a recuperação das Áreas de Preservação Permanente que foram degradadas por diversos fatores como pastoreio intensivo ou supressão da vegetação nativa.
No Brasil existem ao todo 21 milhões de hectares de passivo ambiental que equivalem ao tamanho de quase todo o Estado de São Paulo e que precisarão obrigatoriamente ser restaurados com vegetação nativa.
Este curso pretende trazer um ferramental prático para a elaboração e execução de projetos de recuperação destas áreas.

Público Alvo:

Profissionais que atuam nas áreas de Gestão Ambiental, Serviços Agrícolas, funcionários públicos ligados ao meio ambiente, estudantes de graduação e nível técnico que necessitem de atualização ou ampliar seus conhecimentos.

Metodologia:

Aulas expositivas, com participação exercícios de fixação e visita técnica.

Conteúdo programático

Conteúdo programático
  • Histórico da degradação ambiental e seus impactos sociais, econômicos e políticos
  • Diagnóstico biótico e abiótico
  • Fatores abióticos importantes para um processo de recuperação
  • Fatores bióticos importantes para um processo de recuperação
  • Estabilização e contenção de processos erosivos
  • Eliminação de exóticas / oportunistas
  • Recobertura
  • Enriquecimento
  • Elaboração de projetos de PRAD
  • Implantação de protocolos e planos de monitoramento
  • Elaboração e monitoramento de indicadores
Infâncias e Culturas: A Ciência das Linguagens
48 Horas
  • A presença das linguagens no tempo da infância nas abordagens Toscana e Reggiana
  • A literatura infantil: histórias, escolhas e projetos
  • A natureza e a aprendizagem
  • Movimento, jogos e recreação
  • Leitura e escrita na educação infantil
  • O brincar, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Pesquisa e Conhecimento na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades à Prática Pedagógica
  • Metodologia de pesquisa na Educação Infantil: fundamentos e práticas em busca da qualidade
  • Legislação: a prática construída à luz da política nacional
  • Gestão da Educação Infantil e o protagonismo do professor
  • Avaliação: Memória, registro e documentação pedagógica
  • Projetos interdisciplinares e experiências na Educação Infantil

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